quarta-feira, 6 de março de 2019

Estudando para Concursos.


Olá, concurseiros(as)!
Ao iniciar a trajetória de estudos para concursos públicos muitas dúvidas surgem na cabeça do inexperiente. Como estudar? Quantas horas dedicar aos estudos? Quais estratégias adotar? Quais erros não cometer? Pensando nisso, elaboramos um pequeno guia para orientar aqueles que desejam iniciar a trajetória de estudos para alcançar o cargo dos sonhos. Vamos lá!
Motivação
Saber o que te motiva a ser um servidor público é um dos principais fatores para obter sucesso nos estudos. A rotina, a cobrança interna e externa e outros fatores do dia a dia podem tirar o seu foco da preparação. Por isso, é importante ter sempre em mente o que te motiva a seguir em frente.
Metas e objetivos
É importante estabelecer um objetivo a longo prazo que envolva o seu cargo dos sonhos, mas não podemos esquecer as metas a curto prazo que mantêm a motivação durante a trajetória de estudos. Entenda que para estudar de forma eficaz é necessário ter foco total e a definição de um cargo ou concurso ajuda muito nesse passo.  Por exemplo, “ser aprovado no concurso do INSS” ou “passar no concurso para auditor-fiscal” podem ser considerados o objetivo principal da sua dedicação aos estudos para concurso, mas são as metas que trarão a motivação necessária para se manter firme durante os dias, semanas, meses e anos de preparação.
As metas devem ser realistas e específicas, pois são elas que te levarão à conquista do seu objetivo. Não adianta escrever que precisa “assistir a 10 horas de videoaula de direito administrativo” e não estipular um prazo que esteja de acordo com o seu tempo de estudo disponível. “Assistir a 10 horas de videoaula de direito administrativo até o dia 25 de fevereiro” é uma meta específica e que pode ser cumprida. Você escolhe se irá assistir às 10 horas em um dia ou se distribuirá essas horas ao longo dos dias disponíveis para estudo. Além da meta principal, você também deve estabelecer metas diárias. “Assistir a 30 minutos da videoaula de direito administrativo”. Para potencializar a motivação, você pode estabelecer pequenas recompensas como assistir a um episódio do seu seriado favorito, sair para comer fora ou dormir uma hora mais cedo. Fica ao seu critério, use a criatividade para estabelecer recompensas, mas lembre-se, de que a recompensa não pode atrapalhar o plano de estudos!
Plano de estudos
Iniciar os estudos para concursos pode parecer uma tarefa complicada, mas a chave para essa etapa é organização. Antes de tudo, você precisa definir para qual concurso irá estudar, quais são as matérias que tem maior peso no edital, quais são as matérias em que você têm mais dificuldade e quanto tempo você tem para se preparar até a prova. O ideal é dividir a preparação em duas fases. A primeira delas é estudar apenas as matérias comuns aos concursos da área enquanto o edital ainda não foi publicado. Na segunda fase, é hora de estudar se baseando no conteúdo programático do certame. É muito importante que o intervalo entre dois conteúdos da mesma matéria seja de no máximo uma semana para que você não se esqueça daquilo que já estudou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Canal Novo.

Estamos de volta!!! Novo Canal Disponível. https://www.youtube.com/channel/UCcCDGgKxGahgo-A9qTT0yqg