quarta-feira, 6 de março de 2019

Concursos mais Difíceis

Os Concursos mais Difíceis do Brasil

Já vamos adiantando que é muito difícil medir a dificuldade de um concurso público no Brasil, por isso, usamos como base o índice entre o número de candidatos escritos e o número de aprovados, além de observar a regularidade do certame, os salários e a carreira.
A lista pode se estender a cada dia, mês ou ano, mas para hoje, sem dúvidas, esses são os mais difíceis. Veja!

1 – Magistratura Federal

Esse concurso é muito conhecido pela sobra de vagas! E isto não é uma resultante da falta de preparo de candidatos, mas sim da dificuldade das provas, além das fases, que são muitas.
Para ser um Juiz Federal, o candidato tem que passar por testes objetivos, prova de sentença, prova oral e prova de títulos. Ao menos da área federal, esse concurso é o mais difícil.
Porém, não a toa, os interessados também são muitos, a começar pelo salário inicial, que é de mais de 30 mil reais!

2 – Procurar da República

O salário inicial é o mesmo do Juiz Federal e também por isso é considerado um dos cargos mais atraídos pelos candidatos que tem graduação em direito. O nível da prova é complicado e muito alto e possui as mesmas fases da prova para Juiz Federal.
A diferença é que o reconhecimento é um pouco mais plausível do que o de Juiz, no entanto, também sobram vagas como na Magistratura. Existem candidatos que miram o Concurso de Juiz e acabam por ser aprovados no de Procurador.

3 – Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados e do Senado Federal

A dificuldade da prova e o número de testes é que levou esse cargo ao topo da lista. A concorrência dos candidatos é muito grande porque a maioria deles são altamente qualificados, além disso, tem o diminuto número de vagas (as vezes com 1 ou 2), além de ter uma pequena falta de regularidade em certos certames.
O salário atrai os candidatos: 28 mil reais.
Reprodução: Google

4 – Prático de Navios

Tem um salário tão bom que você pode ficar milionário facilmente em um único ano de trabalho. E aí entram algumas curiosidades: é um concurso altamente desconhecido no Brasil e, além do mais, as provas tem uma dificuldade gigantesca, que envolvem provas orais e práticas, inclusive, em língua estrangeira.
Por ser um concurso público não tão constante, a dificuldade é ainda mais aumentada.
Normalmente, os candidatos que miram esse cargo já estão empregados em outros de nível alto, mesmo porque ele exige uma especificidade grande com matérias e pré-requisitos de cursos voltados à área naval.
O trabalho é dividido em plantão e cada um desses plantões rendem até 10 mil reais, já o salário inicial é de 100 mil reais, aproximadamente.

5 – Cartórios

É um concurso exclusivo para os formados em direito, com matérias bastante específicas. Quem estuda para esse tipo de concurso acaba por não aproveitar as demais matérias, o que faz com que os candidatos sejam altamente qualificados, inclusive, com já atuações como juízes, procuradores ou consultores legislativos.
O salário inicial é muito variável, conforme a função, mas alguns podem chegar à 200 mil reais.

6 – Diplomata

Se formos falar do Poder Executivo Federal, então o Diplomata é o cargo mais difícil de alcançar. O número de vagas é super limitado e tem uma grande cobrança de conteúdos, com diversas fases, o que exige muita preparação dos candidatos.
Com as matérias restritas, os candidatos costumam focar muito nesse cargo, o que dificulta outras aprovações. Mas, para quem conseguir êxito, o salário agrada: 16 mil reais.

7 – Analista de Processo Legislativo da Câmara e do Senado

Os especialistas dizem que metade de Brasília estuda para esses cargos, já a outra metade queria estudar também. Essa ironia deve-se ao fato de o número de candidatos que disputam o concurso ser um dos mais altos e, como consequente, as notas também costumam ser altíssimas.
A maior dificuldade não é acerca do conteúdo em si, mas sim na quantidade de matéria que precisa ser estudada. Se pensarmos nas fases, também veremos que não é tão fácil assim. Existem candidatos que estudam por 5 anos apenas para esse cargo. Afinal, um salário de 22 mil reais parece agradar!

8 – Auditor Federal de Controle Externo do TCU

O concurso é um dos mais disputados da área de controle e fiscalização. Tem muitos candidatos e a maioria de alto nível, sendo que já ocupam cargos como CGU, Tesouro, MPOG, Bacen e outros.
O número de matérias também é alto, assim como o status do órgão, que foi eleito como a Melhor Administração Pública para se trabalhar, em 2014, conforme a Revista Exame.
O salário inicial é de 18 mil reais.

9 – Auditor-Fiscal da Receita Federal

É a menina dos olhos dos concurseiros, ou seja, com muitos candidatos, é muito concorrido e fica entre os mais difíceis do país. As matérias são bem especificas na área de exatas e, por isso, atrai muitos engenheiros, contadores, administradores e economistas.
O nível dos candidatos é alto, assim como a concorrência e o salário inicial também aumenta o interesse, sendo de 17 mil reais.
Reprodução: Google

10 – Delegado e Perigo de Polícia Federal

Esse concurso é restrito a bacharéis em direito ou em formações especificas. Porém, o que o torna difícil é a dificuldade em encontrar o perfil do candidato, já que a maioria sonha em ser policial e, com isso, fazem de tudo, através de conhecimento e preparo, para conseguir a vaga. O que deixa o nível bastante alto.
Além disso, exigem-se provas físicas e o número de vagas não é tão abundante, o que dificulta ainda mais. O salário inicial é de 18 mil reais.

11 – Carreiras da Advocacia-Geral da União e Defensor-Público Federal

Apesar de não ter um salário tão alto, a dificuldade está na alta rotatividade desses concursos, que faz com que o número de vagas e concursos seja mais constante.
Assim, eles são específicos para os formados em direito e, normalmente, os candidatos também estão se preparando para outros cargos, como o da Magistratura ou Ministério Público Federal, que estão em níveis mais altos.
O salário aqui é de 18 mil reais.

12 – Analista do Banco Central do Brasil

Tem que ter técnica para conseguir ser aprovado nesse concurso e, normalmente, os candidatos têm cursos de mestrado e doutorado. A área em foco é a econômica, que é conhecida por ter um corpo técnico impressionante.
As provas são consideradas difíceis e com matérias especificas, o que acaba por gerar um alto índice de eliminação dos candidatos, mesmo os bem preparados. O concurso é constante e tem vagas razoáveis.
O salário inicial é de 16 mil reais.

13 – Auditor-Fiscal do Trabalho

Com salário de 17 mil reais, o cargo tem candidatos de alto nível, dos quais a maior parte também estuda para a Receita Federal. As matérias são mais especificas e pequeno número de vaga eleva a dificuldade do certame.

14 – Carreiras do Ciclo de Gestão de Federal

Normalmente, tem salários de 16 mil reais e são carreiras de corpo técnico de alto nível, com candidatos que tem ótimos currículos pessoais e cursos de mestrado e doutorado em várias áreas. As matérias são complexas, porém o número de vagas e de concursos são razoáveis.

15 – Oficial da Abin

São para candidatos bem formados e com vocação para a área. As matérias cobradas são poucas e o número de vaga é razoável, porém, o nível dos candidatos é alto e a concorrência também. O salário é de 16 mil reais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Canal Novo.

Estamos de volta!!! Novo Canal Disponível. https://www.youtube.com/channel/UCcCDGgKxGahgo-A9qTT0yqg