quarta-feira, 6 de março de 2019

Tipologia textual


Tipologia Textual 

Narração 2
Descrição 2
Dissertação 2
Dissertação-Expositiva 2
Dissertação-Argumentativa 2
Injunção/Instrucional 2
Predição 3
Dialogal / Conversacional 3
Gêneros textuais 3
Carta 3
Propaganda 3
Editorial 3
Notícia 3
Entrevista 3
História em Quadrinhos 3
Charge 3
Poema 4
Gêneros Literários 4


Tipologia Textual

Um texto pode ter várias características. Entre elas, estão a tipologia e o gênero textual. A relação
é a seguinte: cada tipologia textual possui diversos gêneros textuais. Além disso, geralmente um
texto não é escrito com base em apenas uma tipologia, ou seja, podem ser encontradas várias tipologias num texto, mas sempre há alguma que se torna predominante. As tipologias mais importantes que devemos estudar são: narração, descrição, dissertação,
injunção, predição, dialogal.

Narração

Modalidade textual que tem o objetivo de contar um fato, fictício ou não, que aconteceu num determinado tempo e lugar, e que envolve personagens. Geralmente, segue uma cronologia em relação
à passagem de tempo. Nesse tipo de texto, predomina o emprego do pretérito.
Os gêneros textuais mais comuns são: conto, fábula, crônica, romance, novela, depoimento,
piada, relato, etc.

Descrição

A descrição consiste em fazer um detalhamento, como se fosse um retrato por escrito de um lugar,
uma pessoa, um animal ou um objeto. O adjetivo é muito usado nesse tipo de produção textual. As
abordagens podem ser tanto físicas quanto psicológicas (que envolvem sentimentos, emoções). Esse
tipo de texto geralmente está contido em textos diversos.
Os gêneros textuais mais comuns são: cardápio, folheto turístico, anúncio classificado, etc.

Dissertação

Dissertar significa falar sobre algo, explicar um assunto, discorrer sobre um fato, um tema. Nesse
sentido, a dissertação pode ter caráter expositivo ou argumentativo.

Dissertação-Expositiva

O texto expositivo apresenta ideias sobre um determinado assunto. Há informações sobre diferentes
temas, em que o autor expõe dados, conceitos de modo objetivo. O objetivo principal é
informar, esclarecer.
Os gêneros mais comuns em que encontra esse tipo de texto são: aula, resumo, textos científicos,
enciclopédia, textos expositivos de revistas e jornais, etc.

Dissertação-Argumentativa

Um texto argumentativo defende ideias ou um ponto de vista do autor. Além de trazer explicações,
esse tipo de texto busca persuadir, convencer o leitor de algo. O texto, além de explicar, também
persuade o interlocutor, objetivando convencê-lo de algo. O mais importante é haver uma progressão
lógica e coerente das ideias, sem ficar no que é vago, impreciso.
É comum encontrar essa tipologia textual em: sermão, ensaio, monografia, dissertação, tese,
ensaio, manifesto, crítica, editorial de jornais e revistas.

Injunção/Instrucional

Com uma linguagem objetiva e concisa, esse tipo de texto orienta como realizar uma ação. Predominantemente,
os verbos são empregados no modo imperativo, todavia há também o uso do infinitivo
e do futuro do presente do modo indicativo.
Temos como gêneros textuais mais comuns: ordens; pedidos; súplica; desejo; manuais e instruções para montagem ou uso de aparelhos e instrumentos; textos com regras de comportamento; textos de orientação (ex: recomendações de trânsito); receitas, cartões com votos e desejos (de natal, aniversário, etc.).

Predição

A predição tem por características a informação e a probabilidade. O intuito é predizer algo ou
levar o interlocutor a crer em alguma coisa que ainda irá ocorrer.
Os gêneros em que mais são encontrados essa tipologia são: previsões astrológicas, previsões meteorológicas,
previsões escatológicas/apocalípticas.

Dialogal / Conversacional

A base para esta tipologia textual é o diálogo entre os interlocutores. Nesse tipo de texto, temos
um locutor (quem fala), um assunto, um receptor (quem recebe o texto). Ou seja, temos um diálogo
entre os interlocutores (locutor e receptor).
Os gêneros em que essa tipologia ocorre são: entrevista, conversa telefônica, chat, etc.

Gêneros textuais

Os gêneros textuais podem ser textos orais ou escritos, formais ou informais. Eles possuem características em comum, como a intenção comunicativa, mas há algumas características que os distinguem
uns dos outros.

Carta

Pode ter caráter argumentativo quando se trata de uma carta aberta ou carta do leitor. Quando se
trata de carta pessoa, há a presença de aspectos narrativos ou descritivos.

Propaganda


Caracterizado como um texto expositivo, o objetivo é propagar informações sobre algo, para influenciar o leitor com mensagens que despertam as emoções e a sensibilidade.

Editorial

É um gênero textual dissertativo-argumentativo que apresenta o posicionamento de uma
empresa, revista, jornal sobre determinado assunto.

Notícia

É um texto em que podem aparecer características narrativas e descritivas. Conta-se como
ocorreu um determinado fato. Aparecem as seguintes informações: o que ocorreu, como, quando,
onde e quem estava envolvido.

Entrevista

É um gênero textual em que aparece o diálogo entre o entrevistador e o(s) entrevistado(s), para
obter informações sobre o entrevistado ou algum assunto. Podem aparecer elementos expositivos,
argumentativos e narrativos.

História em Quadrinhos

É um gênero narrativo que consiste em contar algo por meio de pequenos quadros. Pode haver
diálogos diretos entre personagens. É caracterizado pela linguagem verbal e não verbal.
Charge
É um gênero textual narrativo em que há uma ilustração, por meio de caricaturas, com o objetivo
de realizar uma sátira, crítica ou comentário sobre algum acontecimento atual.

Poema

É um texto estruturado em versos (linhas) e pode também ter estrofes (conjunto de linhas). É
muito comum haver a descrição e a narração.

Gêneros Literários

Os gêneros literários costumam ser cobrados em algumas provas. É importante saber que há a
presença tanto da linguagem denotativa quanto da conotativa. Geralmente, as provas trazem fragmentos de textos. Alguns gêneros mais cobrados são: novela, conto, fábula, crônica, ensaio.

˃˃ Novela: é um texto narrativo longo, em que são narradas várias histórias. Sempre há uma
história principal que caracteriza esse gênero. Exemplos: O Alienista, de Machado de Assis, e A
Metamorfose, de Kafka.

˃˃ Conto: é um texto narrativo curto, em que há, geralmente um enredo (uma história) e poucos
personagens.

˃˃ Fábula: é um texto narrativo em que há uma história curta que termina com uma lição de
moral. Geralmente, há a personificação, pois há personagens que não são humanos (animais,
objetos) que adquirem características humanas.

˃˃ Crônica: é uma narrativa breve, relacionada ao cotidiano. Pode ter um tom humorístico ou reflexivo
(presença de críticas).

˃˃ Ensaio: é um texto com caráter também didático, em que são expostas ideias, críticas e reflexões
morais e filosóficas a respeito de certo tema. É caracterizado pela defesa de um ponto
de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural,
moral, comportamental, etc.), sem a necessidade de comprovação científica.

Exercícios

01. A invocação do passado constitui uma das estratégias mais comuns nas interpretações
do presente. O que inspira tais apelos não é apenas a divergência quanto
ao que ocorreu no passado e o que teria sido esse passado, mas também a incerteza
se o passado é de fato passado, morto e enterrado, ou se persiste, mesmo que talvez sob
outras formas. Esse problema alimenta discussões de toda espécie – acerca de influências,
responsabilidades e julgamentos, sobre realidades presentes e prioridades futuras.
Pouquíssima atenção tem sido dedicada ao papel privilegiado, no meu entender, da
cultura na experiência moderna, e quase não se leva em conta o fato de que a extraordinária
extensão mundial do imperialismo europeu clássico, do século XIX e começo do XX, ainda
lança sombras consideráveis sobre nossa própria época. Em nossos dias, não existe praticamente
nenhum norte-americano, africano, europeu, latino-americano, indiano, caribenho ou
australiano – a lista é bem grande – que não tenha sido afetado pelos impérios do passado.
[…] Esse tipo de domínio ou possessão lançou as bases para o que, agora, é de fato um mundo
inteiramente global. As comunicações eletrônicas, o alcance mundial do comércio, da disponibilidade
dos recursos, das viagens, das informações sobre padrões climáticos e as mudanças
ecológicas unificaram até mesmo os locais mais remotos do mundo. Esse conjunto de padrões
foi, a meu ver, possibilitado pelo imperialismo.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), conforme o texto 1.

( ) Trata-se de um texto predominantemente narrativo, o que se evidencia pelo uso de tempos
verbais passados e pela espacialização do enredo.

( ) O texto traz elementos predominantemente argumentativos, com posicionamentos explícitos
do autor em relação ao tema.

( ) Trata-se de um texto descritivo, neutro e relativista, em que predominam exemplos factuais
e culturalmente contextualizados.

( ) O texto é anacrônico e generalista, não podendo ser tomado como referência explicativa
para a conjuntura moderna.

( ) O uso de adjetivos como “pouquíssima”, “privilegiado”, “extraordinária” e “consideráveis”
(segundo parágrafo) revela uma atitude avaliativa do autor.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) V • V • V • F • F
b) V • F • F • V • V
c) V • F • F • F • V
d) F • V • V • V • F
e) F • V • F • F • V

02. Um dos principais desafios para o Brasil é conhecer a Amazônia. Sua vocação eminentemente
hídrica impõe, ao longo dos séculos, a necessidade do deslocamento de seus 4 habitantes
através dos rios. Muito antes da chegada dos colonizadores na Amazônia, os nativos já utilizavam
canoas. Ainda hoje, grande parte da população amazônica vive da 7 pesca. Além disso,
o deslocamento do ribeirinho se faz através da infinidade de rios que retalham a grandeza
territorial. Mas para conhecer a Amazônia de verdade é preciso 10 entender sua posição estratégica
para o país. Os rios são a chave para esse conhecimento. São as estradas que a natureza
construiu e em cujas margens se desenvolveram inúmeras 13 povoações. Portanto, é impossível
pensar em Amazônia sem associar a importância que os rios têm para o desenvolvimento
econômico e social. Eles devem ser vistos como os grandes 16 propulsores do desenvolvimento
sustentável da região.
Domingos Savio Almeida Nogueira. In: Internet: (com adaptações)
Em relação ao texto acima, julgue o item a seguir.
Predomina no texto a narração, já que nele se identificam um cenário e uma ação.

Certo ( ) Errado ( )

Gabarito:

01 - E
02 - Errado

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